Login

AMA Florianópolis - Associação de Pais e Amigos do Autista.

Home: Home / Quem Somos / Sobre
A+ R A-

Quem Somos

QUEM SOMOS:

A Associação de Pais e Amigos de Autista – AMA Florianópolis surgiu em 1994 da necessidade de garantir um serviço de atendimento específico às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas famílias. Inicialmente, instalado nas dependências da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), recebia famílias de pessoas com Autismo para a realização de grupos familiares e orientação quanto aos direitos que essas pessoas teriam. Com o passar do tempo as famílias passaram a se reunir em suas casas, mas lutando na busca de uma sede própria. Atualmente a AMA está em uma sede própria, localizada no bairro Estreito; sede esta que é alugada e mantida da doação espontânea das famílias que utilizam dos seus serviços e outras pessoas que abraçaram a causa da associação.

A AMA é uma entidade sem fins lucrativos, possui inscrição em Lei Estadual, Municipal e Federal.

Associação de Pais e Amigos de Autista – AMA Florianópolis

CNPJ: 00182149/0001-39

Utilidade Pública Municipal: 4781/95 Estadual: 10182/96


OBJETIVOS:


* Divulgar o Transtorno do Espectro Autista – TEA, buscando a conscientização da sociedade e do poder público de maneira a garantir todos os direitos legais das pessoas com o transtorno;

* Proporcionar à pessoa com autismo o exercício da cidadania, visando a inclusão social, escolar e a qualidade de vida;

* Apoiar o desenvolvimento global das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, incentivando sua plena socialização e suas potencialidades;

* Promover cursos, palestras e pesquisas sobre o transtorno.

* Buscar integração com a comunidade e entidades locais;

* Executar ações integradas com os setores de educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, promovendo a inserção social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, desta forma diminuindo estigmas e preconceitos;

* Apoiar aos familiares de pessoas com autismo, buscando dar-lhes conhecimento e auxílio necessário para aliviar as situações de tensão.


ATIVIDADES OFERECIDAS:


Atualmente a AMA oferece os seguintes serviços:

* Avaliação nas áreas de Fonoaudiologia, Neuropsicopedagogia e Psicologia;

* Atendimento nas áreas de Fonoaudiologia, Neuropsicopedagogia, Psicologia Musicoterapia, Educação Especial Comportamental e Educação Física;

* Orientação aos pais e familiares;

* Cursos e palestras;

* Atividades sociais e esportivas;

* Reuniões mensais para os familiares com trocas de informações e palestras, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, e para a Diretoria na primeira quinta-feira do mês,  às 20:00 horas.

 

* Estamos trabalhando para oferecer outros atendimentos e construir uma sede própria para ampliar estes atendimentos. *


TENHO UM FILHO AUTISTA, E AGORA?


A AMA conta com uma equipe profissional que pode lhe ajudar na luta pela melhor qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Além disso, nossa diretoria conta com pais experientes na luta pelo direito de autistas e está de braços abertos para lhe receber.


MEU FILHO PRECISA DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR, O QUE DEVO FAZER?


Entre em contato com a AMA Florianópolis e agende uma triagem. Nesta triagem nossos profissionais lhe receberão e terão uma conversa sobre as possibilidades de atendimento que podem ser desenvolvidos na associação. Para esta triagem você deve levar os seguintes documentos: cópia do laudo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, cópia da certidão de nascimento do autista, cópia dos documentos de identidade e CPF do responsável, e cópia do comprovante de residência.


AUTISMO: Para conviver é preciso conhecer!


O Autismo vem sendo estudado desde 1943, com Léo Kanner. Foi inserido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais pela primeira vez em sua terceira edição, o DSM III. Segundo o DSM 5, a criança com TEA deve enquadrar-se em duas características básicas: 1. Deficiências sociais e de comunicação; 2. Interesses restritos, fixos e intensos comportamentos repetitivos.

“O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do TEA requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.” (Fonte: Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM 5 – maio de 2013)

Na década de 80 existiam aproximadamente dois (02) ou três (03) casos a cada mil nascimentos; atualmente este número é de um (01) em cada cem (100) nascimentos, afetando 4 vezes mais meninos do que meninas.


CONTATO:


Telefones: (48)3025-5140

Site: www.amaflorianopolis.org.br

Facebook: www.facebook.com/amaflorianopolis

E-mail de contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

LOCALIZAÇÃO:

Rua Souza Dutra nº 837 – Estreito.

Fones para contato:

(48)3025-5140

 

 

ˆ